Notícias

STJ: Condomínios podem proibir locações como Airbnb

Na semana passada, em 23 de novembro, a 3ª Turma do STJ decidiu que os condomínios podem proibir aluguel por curta temporada por meio de plataformas digitais, como o Airbnb. Tal decisão seguiu o entendimento já proferido pela 4ª Turma do STJ, em abril desse ano.

A ação foi proposta por proprietário objetivando a anulação de assembleia condominial na qual se deliberou pela proibição de locação em condomínio residencial por prazo inferior a 90 dias, por meio de aplicativos (como Airbnb), ou por outras formas de locação por temporada.

No julgamento do Recurso Especial, o relator, ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, entendeu que a locação por curtíssimo prazo não é compatível com a destinação exclusivamente residencial atribuída ao condomínio réu e que a alta rotatividade de pessoas estranhas e sem compromisso duradouro afetariam o sossego e a segurança dos demais condôminos.

“O estado de ânimo daqueles que utilizam seus imóveis para fins residenciais não é o mesmo de quem se vale de um espaço para aproveitar suas férias, valendo lembrar que as residências são cada vez mais utilizadas para trabalho em regime de home office, para o qual se exige maior respeito ao silencio, inclusive no período diurno.”

Trata-se de matéria controversa que envolve direitos fundamentais (como direito à propriedade e direito coletivo à segurança e sossego) e a discussão poderá chegar ao Supremo Tribunal Federal.

Başlayanlar ən vaxt seçimlərini sındırıla bilən apk lehinə edirlərAviator telefonda. 1win Tapşırıq – uçuşu vaxtında saxlamaq, tərs halda mərc yandırılacaq. 1win Poker janrlarına Hold’em, Omaha, Stud, Chinese və Draw daxildir. 1win az 1Win mobil saytı rəngarəng əməliyyat sistemli (Android, iOS) portativ cihazlarda istifadə oluna bilər. 1win
×